Curta ‘José Bezerra’ mergulha na metalinguagem

O filme foi um dos selecionados da Mostra de Cinema e Poesia, que integrou a programação da Travessia Poética: Semana Potiguar de Poesia. A estreia em Mossoró será dia 28 deste mês, no Urbanocine.

Um olhar que capta a poesia do cotidiano e a beleza das coisas simples. Sob as lentes de José Bezerra, a realidade é revelada em preto e branco. Sob as lentes do cineasta Pedro Medeiros, o olhar de José Bezerra ganha forma, movimento e som. Metalinguagem pura.

Pedro Medeiros

Gravações do curta José Bezerra.

Assim surgiu o curta “José Bezerra”, dirigido por Pedro Medeiros. Com mais de 12 minutos de duração, o filme foi um dos selecionados da Mostra de Cinema e Poesia, que integrou a programação da Travessia Poética: Semana Potiguar de Poesia, promovida pela Fundação José Augusto, e foi exibido no dia 11 de março, em Natal.

A estreia em Mossoró será dia 28 deste mês, no Urbanocine. “Esse evento promove projeções cinematográficas em espaços urbanos a céu aberto em Natal e agora estende sua atividade para Mossoró. Essa edição mossoroense é uma parceria do Urbanocine com a Cinematica Potiguar e IFRN, em campanha para catalogar as produções de Mossoró e abastecer o acervo da Cinemateca do Estado”, explica Pedro Medeiros.

O cineasta conta que a ideia do curta surgiu logo após conhecer José Bezerra, durante a produção do documentário “Aboio”, de Tárcio Araujo. “Entre conversas colossais percebi seu gosto pelo documentarismo com ênfase no povo nordestino. Revelei para ele meu desejo de desenvolver um documentário metalinguístico, onde seu ofício de fotógrafo documentarista seria revelado através de seus motivos e cenários. Então conversamos e escrevi o plano de filmagem. Montamos uma equipe e executamos o projeto com a Astromar Filmes que cuidou da produção e a Ilha Deserta que está realizando a distribuição”.

O curta foi gravado em dezembro de 2014, em Campo Grande, interior do Rio Grande do Norte. A finalização se deu em janeiro de 2015.

Atuando em diferentes funções e experimentando diferentes formatos, Pedro já produziu dezenas de vídeos experimentais, documentários, videoclipes e filmes processo. “Produzi o som direto do longa metragem Hamlet, em São Paulo. Enquanto diretor, José Bezerra é o meu 5º documentário, sendo quatro curtas e uma série para a TV”, declara Pedro Medeiros.

 

Ficha técnica

O curta contou com participação de José Bezerra, Sr. Mariano, Dona Raimunda, José Terceiro, Gustavo, Roelyson Ribeiro e Bodinho. A equipe técnica teve roteiro e fotografia de Pedro Medeiros; produção de Késsia Kelubia; produção Executiva de Gustavo Guedes e João Augusto; still e microfonista, Ana Santos; som direto e montagem: Pedro medeiros; tradução/Espanhol: Amanda Galaxia; tradução/Inglês: Sabrina Bezerra; mixagem e desenho de som: Farofa Vaidebike.

 

José Bezerra (2015) – TRAILER

 

Fonte: Gazeta do Oeste